Páginas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Segurança na Internet, por Kevin Mitnick

Em sua fala no CP 2010, Kevin Mitnick, famoso hacker que, depois de anos de cadeia, virou consultor de segurança na Internet nos traz lições básicas de segurança a nos provoca para refletirmos sobre nossas atitudes em relação a esse tema.

O texto abaixo é uma edição do post de Lu Freitas em seu blog Ladybug Brasil

As lições básicas:

  1. Não confie em fontes que não conhece – suas informações (Nome, data de nascimento, códigos de segurança e tokens) são importantíssimas. Guarde-os com cuidado, sempre.
  2. Não é necessário acesso ou senha para invadir um sistema. Se um cracker quiser, ele vai roubar seus dados – e dinheiro. Sim, vários dos casos que Mitnick contou se referem a roubo de dinheiro em bancos. Inteligência não falta e muitas vezes as instituiições não percebem.
  3. Os novos phishings não te mandam links clicáveis, mas telefones. Não ligue nem digite nada nestas centrais. Elas são falsas.
  4. Os serviços que eu uso conhecem as ameaças e avisam sobre elas o tempo todo. Eu escuto. E você?
  5. Existe um aparelhinho wireless que rouba informações mais rápido do que você pode imaginar. Todo cuidado é pouco ao usar redes wi-fi em locais públicos.
  6. Injeções de SQL, Trojans e outros malwares podem ser transmitidos em PDFs e Documentos Word. Cuidado ao abrir e usar. Sempre verifique quem mandou, não saia abrindo qualquer coisa.
  7. Para usuários do Windows: sempre desligue o AUTORUN (função automática de uso de USB e outros dispositivos). Mídias (inclusive CDs e DVDs) podem abrir portas em seu computador para alguém espiar o que você faz.

Como permitimos que todo o aparato tecnológico de segurança falhe redondamente:

  • Achamos que “isso nunca vai acontecer com a gente”
  • Temos “modelos de confiança” que são facilmente identificados e explorados
  • Acreditamos que segurança é perda de tempo
  • Não damos valor à informação. (esta é a mais sensível, percebam)
  • Temos um instinto natural para ajudar o próximo
  • Não temos consciência plena das consequências do que fazemos.
  • Deixamos nossas informações abertas e espalhadas em todo lugar: sites com endereços, telefones, estruturas de RH e funcionários; redes sociais com e-mails e telefones abertos, nossos CPFs e nomes no lixo de casa.
  • A pior de todas:as pessoas não querem dizer NÃO.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Novas ferramentas na aprendizagem

Excelente apresentação criada por Steve Wheeler, professor da Universidade de Plymouth e mais conhecido no Twitter por @timbuckteeth…
Cita Paulo Freire, George Siemens e traz a aborda a relação entre o aprender e as mais recentes novidades tecnológicas.



Fonte: Blog Re-Formar, por @pgsimoes

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Blog Nativos digitais

Nativos Digitales é um blog que organiza recursos que ajudam a ensinar crianças e jovens a fazerem um uso responsável das tecnologias. Você vai encontrar jogos, dados estatísticos, notícias do mundo das TICs, pesquisas, resenhas de livros para pais e educadores, artigos e etc... O criador do Blog é Rafa López Callejón e ele está escrito em castellano. Vale a pena conhecer!
Fonte: www.generacionesinteractivas.org